Homepage   > Produtos     > Vidros multifunções

Vidros multifunções

O vidro é o elemento preponderante para atingir objectivos na protecção térmica, acústica, solar e física da janela.

É importante definir as necessidades prioritárias de protecção para escolher o vidro certo. Por exemplo, se tiver apenas necessidades de protecção térmica, não faz sentido argumentar com elevadas espessuras do vidro, que implicam custos acrescidos, quando esta característica tem apenas relevância particular na protecção contra o ruído.

A complementaridade de necessidades é possível. Através da escolha do vidro certo, poderá complementar de uma forma ideal, a título de exemplo, as propriedades acústicas com as propriedades térmicas.

No entanto, a complementaridade tem limites. Por vezes terá que abdicar de algumas características para ter vantagem noutras. Por exemplo, se optar por um vidro de protecção solar terá seguramente vantagens na redução de quantidade de energia solar no interior da sua casa, evitando o sobreaquecimento do espaço e reduzindo consideravelmente custos com o uso do ar condicionado. Por outro lado, o vidro apresentará sempre um factor de luminosidade mais baixo (vidro mais escuro) que um vidro convencional.

Hoje, porém, é possível conjugar necessidades várias através de soluções técnicas complementares. Pegando no exemplo anterior, poderá contornar o eventual problema do vidro mais escuro, optando por um vidro convencional combinado com uma persiana de lâminas com um mecanismo eléctrico que permite um controlo solar igualmente eficaz.

Todas as características do vidro são mensuráveis. Questione sempre o fabricante pelos valores de protecção térmica, de protecção acústica, de protecção contra a ruptura e pelas garantias que o fabricante dá.

Por exemplo, se pretender isolar as suas janelas contra ruídos provenientes do exterior, pergunte pela espessura total do elemento expressa em milímetros e pela atenuação acústica expressa em decibéis.

Se pretender isolar as suas janelas contra o frio, questione o fabricante se os vidros são de baixa emissividade e qual é o valor de transmissão térmica. É este valor que vai determinar a sua sensação de conforto e o grau de poupança com aquecimento. Quanto mais baixo seja este coeficiente, maior será a poupança energética e a sensação de conforto pelo comportamento das radiações térmicas entre os vidros.